A Xcolinha

História

Completou 25 anos de funcionamento a Escolinha de Xadrez da Prefeitura Municipal de Chapecó, uma das mais importantes do Brasil.
A escolinha de xadrez em Chapecó começou seu funcionamento em 6 de junho de 89, e os atletas que começaram seu treinamento nesta data já representaram Chapecó nos jogos regionais e joguinhos de 1990, passando daí em diante a participarem ativamente dos eventos na região sul do Brasil, com bom destaque.

São mais de 1500 jovens que treinaram em algum momento na escolinha, e dentre eles 8 representaram o Brasil em Mundiais, 2 tornaram-se Campeões Pan Americanos de suas categorias. Conquistaram-se 7 títulos dos Joguinhos Abertos, 5 títulos dos Jogos escolares de SC, e várias medalhas nos Jogos Abertos, tanto no masculino como no feminino, além de um sem número de conquistas estaduais. Hoje as equipes de JASC são 100% formadas por atletas da cidade, e nos próximos anos muitas conquistas ainda virão, sem a necessidade de contratações milionárias de atletas de outros municípios.

Nestes 25 anos o xadrez de Chapecó obteve destaque em todos os níveis, indo do escolar ao “profissional”, do regional, passando pelo estadual indo ao internacional. São 8 jogadores que representaram o Brasil em Mundiais (Fabio Moro, Rodrigo Fontana, Gediel Luchetta, Raquel Pértile, Diego Pretto, Simone Pértile, Derlei Alex Florianovitz, Dalvan Jose Franceschina), 2 das quais tem titulação oficial de Mestres (MF – Mestres da FIDE, que é a Federação Internacional de Xadrez), titulação esta obtida quando conquistaram o troféu de Campeão Pan Americano nas suas categorias.

O número de títulos nacionais e estaduais tanto de xadrez rápido quanto de xadrez “clássico” é enorme, sendo atletas como Rodrigo Fontana de importância até mesmo “histórica estadual” já que em 1992 foi o primeiro campeão Brasileiro de categoria “menor” do estado de Santa Catarina que se tem registro, e “histórica Nacional”, sendo dos poucos brasileiros com titulo de campeão continental.

A modalidade tem sido ensinada em todas as escolas municipais dentro da educação física, e em muitos dos colégios estaduais e particulares, tendo este trabalho paralelo envolvido milhares de crianças neste período. Os que se destacarem nas escolas são encaminhados à escolinha da prefeitura municipal, para treinamento visando tanto tornarem-se auxiliares de divulgação na sua escola (monitores), quanto atletas de competição.

Em termos de equipe, Chapecó conquistou por 7 vezes o título de Campeã dos Joguinhos de SC, e por 5 vezes os Jogos Escolares (que agora têm o nome de OLESC - Olimpíada Escolar de SC), estando isolada em ambas as competições como a cidade catarinense com maior número de títulos da modalidade nessas competições e naipe masculino. 

Horários

Índio Conda

Segunda a Quinta das 14 horas às 18 horas. 

Terça e Quinta das 09 às 12 horas.