Blog da Xcolinha

Postado em 01 de Setembro de 2014 às 16h30

Em visita ao Brasil, Kasparov defende o uso do xadrez na educação

Ex-campeão mundial disputou partida simultânea com 20 crianças e jovens. 'O xadrez abre a mente das crianças diante dos problemas', destacou.

Xcolinha de Xadrez Ex-campeão mundial disputou partida simultânea com 20 crianças e jovens. 'O xadrez abre a mente das crianças diante dos problemas', destacou. O ex-campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, participou nesta...

O ex-campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, participou nesta quinta-feira (1º) de uma partida simultânea contra 20 crianças e jovens no Teatro do Sesi São Paulo. Antes da apresentação, Kasparov deu uma palestra na qual destacou a importância do uso do xadrez na educação. De acordo com Kasparov, o xadrez é muito importante na formação dos estudantes, pois desenvolve o raciocínio e novas habilidades.

“O xadrez abre a mente das crianças e ajuda a ter uma visão melhor do problema que elas têm diante de si, melhorando a disciplina, habilidade de ter a visão geral, atitude e autoestima”, ponderou Kasparov. O enxadrista nascido no Azerbaijão, antiga república soviética, destacou ainda que espera que sua visita ao Brasil estimule novos estudantes a se aprofundar no estudo do xadrez. “O xadrez é ótimo para desenvolver o talento da criança”, disse Kasparov, que foi o mais jovem campeão mundial de xadrez da história (22 anos).

Em cerca de uma hora e meia Kasparov derrotou todos os adversários, a maioria com xeque-mate. A jovem Thauane Ferreira de Medeiros, de 17 anos, foi uma das últimas a ser vencida pelo ex-campeão mundial. “Cheguei a estar em vantagem em relação a ele no final, mas errei e acabei tendo de dar a vitória a ele por abandono”, disse.

A jovem destacou a importância do xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico. “Não sou fã de matemática, mas amo lógica, e acho importante que as escolas adotem o xadrez no aprendizado das crianças.”

17/01/2012

Fonte: www.g1.com

Veja também

10º Jogos Nacionais do Sesi inciam em Belém24/11/14 Inicia nesta terça-feira (9) a 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI. Cerca de 1.200 trabalhadores de 200 empresas de todo o Brasil estarão reunidos em Belém, capital do Pará. Mais de 250 provas serão disputadas nas modalidades de atletismo, futebol de campo, futsal, futebol máster, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de......
Resultado do Torneio Elo Ideias de Xadrez16/12/14Encerramento das atividades de 2014 e Entrega do Site para Ecolinha de Xadrez de Chapecó Nesta Terça feira dia 16/12/2014 foi realizado o 1º Torneio Elo Ideias de Xadrez no Baitakão, com a presença de 32 jogadores de Chapecó e Região, sendo consagrado como campeão a atleta Derlei Floranovitz, segundo......

Voltar para Blog